O MINIMALISMO FINANCEIRO: O QUE É? É uma abordagem consciente para gerenciar as suas finanças pessoais, que vai além de apenas economizar dinheiro. Trata-se de simplificar a vida financeira e eliminar o supérfluo, abordagem que eu pratico há alguns anos.

MINIMALISMO FINANCEIRO O QUE É? Ententendo o termo

No minimalismo financeiro, o objetivo principal, pessoal, é estimular a SUA reflexão sobre nossas tendências impulsivas de gastos e alinhar nossas escolhas financeiras e metas aos nossos valores pessoais. 

Você sabia que o Brasil bateu recorde de dívidas este ano? 77,9% dos brasileiros entraram endividados em 2023, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E uma outra pesquisa apontou que Brasileiro empurra dívida do cartão de crédito e os atrasos no rotativo dobram.

Imagine precisar de um dinheiro para comprar algo REALMENTE essencial e não ter? Ou uma urgência e não ter crédito para isso? 

Ao eliminar compras impulsivas, somos desafiados a avaliar minuciosamente cada gasto, priorizando o que é essencial e necessário. O cerne do minimalismo financeiro reside em reduzir o consumismo e o materialismo, trilhando um caminho e fortalecendo sua mente rumo a um futuro financeiramente saudável e mais consciente.

MINIMALISMO FINANCEIRO: O QUE É? BENEFÍCIOS

Eu poderia listar muito mais que isso, mas acredito que essas sejam as principais que fizeram a diferença pra mim:

E o estresse financeiro é realidade para 93,8% dos brasileiros segundo uma pesquisa da Provu. E mais da metade (59,8%) também afirmou ter tido alguma questão de saúde motivada por essa preocupação.

Como criar uma Reserva de Emergência, por exemplo, item que a maioria dos brasileiros não tem. Um estudo do Banco Mundial mostrou que 44% (mais de 70 milhões de pessoas), consideram impossível levantar cerca de R$ 2.500 numa necessidade extrema.

COMO APLICAR O MINIMALISMO FINANCEIRO

Exemplo: Se você perceber que gasta muito dinheiro em compras por impulso, pode estabelecer um limite mensal para gastos com itens não essenciais.

Exemplo: Defina uma porcentagem do seu salário para economizar e investir, garantindo um futuro financeiro mais estável.

Exemplo: Antes de fazer uma grande compra parcelada, avalie se é possível economizar para comprar o item à vista, evitando juros e endividamentos. 

Exemplo: Ao comprar roupas, verifique se elas combinam com as peças que você já possui e se são versáteis o suficiente para várias ocasiões. Faça sempre a pergunta que eu faço: EU REALMENTE PRECISO disso AGORA? 

Exemplo: Em vez de comprar mais objetos decorativos para sua casa, sair pra comer TODA semana ou pedir delivery, considere investir em uma viagem que permitirá que você crie memórias inesquecíveis. Ou mais de uma viagem no ano, como eu faço hoje.

Mais uma vez: O minimalismo financeiro não se trata apenas de economizar dinheiro, mas sim de mudar A SUA FORMA de lidar com ele. 

Lembre-se de que cada pequeno passo conta e que o processo de simplificar suas finanças é uma jornada contínua de autoconhecimento e disciplina, mas os benefícios de uma vida financeiramente consciente e significativa fazem cada passo valer a pena.

Para saber mais sobre minimalismo: www.kikamonteiro.com.br

Mais informações sobre mininamalismo financeiro aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *