MINIMALISMO NO APRENDIZADO: você pratica?

Minimalismo no aprendizado: Você pratica? “Você pode aprender coisas novas a qualquer momento da sua vida se estiver disposto a ser um principiante. Se você realmente aprender a pensar como um principiante, o mundo todo se abre para você.” -Barbara Sher.

Seja aprendedor em tempo integral. Seja um aprendedor durante a vida toda. APRENDEDOR. Nem sei se existe essa palavra, mas eu a uso há alguns anos! E não estou falando de atualização na sua área de trabalho, porque isso eu considero obrigação de cada profissional. E não é aprender lendo matéria em site não.

É vasculhar conhecimento fora da sua área também. É pegar um conteúdo e se aprofundar nele. Praticar o minimalismo como estilo de vida também me ajudou a ser totalmente criteriosa com isso.

MAS MINIMALISMO ATÉ NO APRENDIZADO? SIM!

São muitas opções hoje, muita gente falando demais e demais. Prometendo isso e aquilo, ou influenciador falando e falando, todo mundo querendo te vender cursos com fórmulas inéditas… CUIDADO com as armadilhas do Peso Mental. Já vi/vejo gente ‘estudada’ caindo em cada uma, que ó! 

Se tem algo que posso dizer é: aprenda e se conecte apenas com quem tem os mesmos VALORES que você ou sua empresa. E coloque em prática.

Nosso tempo e nosso dinheiro não podem ser investidos em vão. Nunquinha! Ter tempo é o ápice dos benefícios do Minimalismo, então aproveite ele da melhor forma.

O aprendizado tem que ser muito bom a ponto de gerar transformações, seja para você ou para a sua marca.

POR EXEMPLO… | MINIMALISMO NO APRENDIZADO: você pratica?

Quando eu comecei a praticar o minimalismo, há quase 6 anos, também decidi aprender sobre finanças. Eu li todos os blogs possíveis, assisti muito vídeo no youtube, fiz vários cursos gratuitos, li diversos livros de fontes fidedignas (importante!), anotei, estudei as anotações e ouvi diversos pontos de vista, afinal, não há apenas um jeito de fazer as coisas. 

Sou a melhor nisso? Claro que não sou – e nem quero ser- ! Quero chegar ao milhão? Não também. Minha intenção é aprender, valorizar o meu dinheiro, descobrir formas de cuidar melhor dele e não cair em lorotas mil com ‘diquinhas’ que rodam pela internet por aí.

A mesma coisa com o vegetarianismo e veganismo. Ouvia muitas opiniões que não tinham fundamentos sobre pessoas que praticam corrida e são vegetarianas ou veganas. Pensei: vou pesquisar aqui um pouquinho. Aí resolvi ser uma aprendedora. RESULTADO? 100% das opiniões que ouvi na época foram absurdas. Várias vieram de profissionais, que estudaram 4 anos para te orientar errado.

Hoje, leio tudo sobre nutrientes, sei de todas as fontes de ferro e proteínas (as minhas vão bem, obrigada), quantidades… E eu sou maratonista e corredora de montanha, trilheira e continuo vivinha e com muita energia e força.

E junto com essa pesquisa também assisti como a agropecuária é péssima para o planeta e para todos os animais e decidi que não comeria cadáveres porque nossa natureza nos dá tudo o que precisamos.

Todas as descobertas foram através de uma postura APRENDEDORA.

Então, se você quer aprender mais sobre café, alimentação, política, mandarim, neurociência, programação, história, horta…o que seja: TENHA UMA POSTURA DE PRINCIPIANTE. 

Não seja um chato que dá opiniões vagas e sem saber das coisas. Estamos na era mais fascinante e que te dá acesso a tudo! Saiba usar isso ao seu favor.

MINIMALISMO NO APRENDIZADO: um guia fundamental

Num cenário saturado de informações, o minimalismo no aprendizado se destaca como um guia fundamental, colocando a ênfase na essência em detrimento do excesso. Ao simplificarmos nossas abordagens educacionais, abrimos espaço para a clareza mental e a assimilação mais profunda do conhecimento.

Nesta busca desprovida de distrações, descobrimos que a abordagem “menos é mais” revela-se verdadeira: mais compreensão, mais retenção e uma valorização maior do processo de aprendizado. Ao nos desvincularmos do supérfluo, estabelecemos uma conexão autêntica com a substância do conhecimento, permitindo que cada peça de informação ocupe seu lugar com propósito. O minimalismo no aprendizado não simplifica apenas o percurso do conhecimento, mas também alimenta a paixão pela descoberta, destacando a beleza da simplicidade em um mundo complexo.

Ao adotarmos essa abordagem, transcendermos a superficialidade do aprendizado desenfreado, abraçando um estilo educacional que enaltece a qualidade em detrimento da quantidade. Assim, ao navegarmos com leveza nesse encontro entre mente e sabedoria, descobrimos que, por meio do minimalismo, alcançamos uma compreensão mais profunda e duradoura.

Mais minimalismo em www.kikamonteiro.com.br

Mais sobre MINIMALISMO aqui

CATEGORIAS:

Tags:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *